Ritmos, poéticas e corpos



O projeto "Africanidades Sul-Brasíleiras: ritmos, poéticas e corpos", por meio do espetáculo Uandá de artes integradas, tem como proposta refletir sobre as marcas afro-brasileiras nas artes e na cultura produzida no sul do país. A proposta é, por meio da interação entre linguagens e expressões artísticas ligadas por uma matriz afro-brasileira, evidenciar traços comuns a uma negritude subsumida por identidades tidas como exclusivamente brancas. Assim o espetáculo traz a expressão corporal da capoeira angola, do samba de roda e do maculelê, junto à sonoridade do afoxé, do samba tradicional, do rap e da música preta tradicional.



O espetáculo Uandá será apresentado no dia 21 de agosto, na Associação Satélite Prontidão, em Porto Alegre. Costurado por um fio narrativo que propõe traçar breves retratos dessa negritude brasileira, traz a capoeira angola de Mestre Lua de Bobó (BA), o afoxé de Mestre Môa do Katendê (BA), o Maculelê infantil da Comunidade Timbaúva (RS), cenas do espetáculo PIXAIM (PR) e os grupos Serenô (PR) e MUV (PR), que se juntarão a integrantes do afoxé de São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre - também organizados por Mestre Môa do Katendê - culminando com a participação da bateria da Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas (RS).


O espetáculo terá a duração de aproximadamente quatro horas e a participação de quase sessenta artistas, contando em seu cenário com instalações temáticas da designer Brenda Maria (PR), responsável também pela criação do blog que tem como proposta dar continuidade às reflexões articuladas pelo projeto. A proposta é atingir diferentes públicos da cidade de Porto Alegre, focados principalmente na comunidade e no movimento negro local, prevendo a participação de uma platéia de cerca de 500 pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO