Maculelê infantil da Comunidade de Timbaúva (RS)


 Projeto Social na Timbauva

O bairro da Timbauva fica localizado na zona nordeste de Porto Alegre/RS, periferia da cidade, onde existe uma grande massa populacional na maioria descendentes de afros, em condição de pobreza e exclusão social como todas as periferias das grandes cidades brasileiras.

A comunidade da Timbaúva surgiu através do Trabalho Social dos Maristas – CESMAR, onde através de sua sede localizado bem próximo desta comunidade, oportunizou com que o prifessor Márcio André dos santos do nosso grupo fizesse um trabalho desta ordem. Ali tinha condições boas, pois não faltava nada. Desenvolveu-se a capoeira Angola, o samba de roda, maculelê, afoxé, jongo, folguedos criados pelos afros descendentes contrapondo a cultura dominante, firmando a visão de mundo dos dominados. Através das crianças estes folguedos se desenvolveram inclusive com a participação de alguns pais e de mães dando mais apoio ao trabalho.

Este trabalho ajudou a combater a violência, as drogas, a prostituição, pois através da cultura popular deu inicio a valorização de uma identidade adormecida, despertando-a impulsionando a um sentimento verdadeiro de nacionalidade. Este trabalho chegou a ganhar um prêmio do “Pontinho de Cultura” das ações do Ministério da Cultura em 2009, oportunizando a compra de instrumentos, de aparelhos de som, no projeto com nome “ART na Praça”.

O Art na Praça se constituía nas apresentações destes folguedos na Praça México, neste mesmo bairro, pelas crianças e seu professor, juntamente com o apoio do Grupo Rabo de Arraia e muitas vezes com a presença de Mestre Moa do Katendê da Bahia, no qual é um grande colaborador e professor dos fundamentos desta cultura. O grupo das crianças chegou a ter 100 integrantes, fora os familiares que sempre acompanhavam, mais a comunidade da praça que chegava para apreciar e até de participar. Foi um trabalho que durou cinco anos, pois o CESMAR rompeu seu contrato neste ano de 2010/I com o professor Márcio, entendendo que agora seu objetivo é de transformar a ação social em uma ação apenas tecnicista num grande centro de informática.
 

Seguidores

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO