MESTRE MÔA DO KATENDÊ

foto: Leco de Souza
Mestre Môa do Katendê é baiano de Salvador. Artista ligado às tradições Afro-baianas; compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador, tendo descoberto suas raízes aos oito anos de idade no "ILÊ AXÉ OMIN BAIN" terreiro de sua tia e incentivadora.

     Em 1977 consagrou-se campeão do Festival da Canção Ylê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, e em Maio de 1978 fundou o afoxé  "Badauê", que desfilou pela primeira vez no ano seguinte e tornou-se campeão do carnaval na categoria de afoxé. Nos anos 80, 82 e 83, o "Badauê" mais uma vez sagra-se campeão.

     Em 1995, com a união de colegas e admiradores da cultura afro brasileira, surge o grupo de afoxé "Amigos de Katendê", que neste mesmo ano participou do carnaval em São Paulo na Cohab José Bonifácio. Em 1996 o grupo viaja a Salvador reintegrando os componentes do "Badauê" e outros afoxés e desfila no carnaval, estabelecendo assim um intercâmbio entre Bahia e São Paulo. Atualmente Mestre Moa do Katendê vem ministrando oficinas de afoxé na Bahia, Sudeste e Sul do Brasil e na Europa e é o coordenador geral do afoxé "Amigos de Katendê".
 

Seguidores

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO